quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Diferenças entre notebook, netbook, smartphone e Ipad tablet


Uma reportagem da Globo© Copyright 2010 Globo Comunicação e Participações S.A,  mostra as diferenças entre estes dispositivos tão falados nos dias de hoje.
A evolução é algo tanto assustador como encantador, e cada vez mais ficamos em dúvida na hora de escolher, ou de entender o que cada um destes é capaz.
Primeiro veio o notebook, que cabe na mochila. Depois, o smartphone, que cabe no bolso. Daí o netbook. E agora, a sensação do momento é o tal do Ipad tablet.

Notebook
Os notebooks são computadores portáteis, miniaturizados, geralmente com tela de 14, 15, 17 polegadas. Eles possuem a mesma, ou até melhor, configuração de um computador de mesa, chamados de Desktop, com a facilidade de ser levado para qualquer lugar.  
O termo laptop se confunde com notebook.

Netbook
O Netbook é uma miniatura do notebook, fácil de transportar. Existem modelos com bons processadores e memória. Foi criado com a intenção de utilizar em uma nuvem computacional – sem necessitar possuir os arquivos ou programas no próprio computador e sim na internet, em  outro post, eu explico o que é nuvem. Permite acessar e-mail, e acessar internet.

Smartphones

É um celular com funcionalidades avançadas, permitindo conexão à internet, acesso a arquivos de editores de texto, por exemplo, possui capacidade de sincronização dos dados com um computador pessoal. É como se fosse um notebook, com tela pequena e menor capacidade.

IPad
O iPad vendeu mais de 3 milhões em 3 meses!
É um computador tablet -  dispositivos ultraportáteis no formato de prancheta ou laptop, que apresentam tela sensível ao toque e, em sua maioria, dispensam uso de mouse e teclado. A ideia dos fabricantes sempre foi a de criar um dispositivo digital que substituísse a tradicional dupla: bloquinho de papel e caneta. 
O Ipad é pequeno, de 9,7 polegadas e une computador, videogame, tocador de música e vídeo e leitor de livro digital. Design moderno, possui tela sensível ao toque, pesa 680g e tem 1,2 cm de espessura.
Ipad não tem porta USB, entrada para CD e DVD, nem bateria removível, não permitindo assim alterar as placas de memoria. Isso dificulta a compra do Ipad como único computador.
Acesse o link abaixo, que está disponível no youtube e veja a reportagem completa da TV Globo:

Bom, alunos, agora é só ir a loja mais próxima e comprar o que mais lhe agradou.
A próxima dica é sobre os Ipad, um relato completo do que ele pode fazer.

Abraços

Eliana Salles Souza
Consultora e Instrutora de Tecnologia Educacional
(17) 9702-4364
skype: elianapsalles – Facebook: Eliana Salles
E-mail / MSN: elipss@hotmail.com
Site: www.tecnoead.com

4 comentários:

  1. Obrigado Eliana! Estas informações foram muito importantes e bem esclarecedoras. Estamos colocando um link em nosso site (www.dafsolucoes.com.br) para que todos os nossos clintes tenham acesso ao seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Eliana, Uma maneira muito fácil e interessante de entender sobre informática e tecnologia. obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Valeu! Informações esclarecedoras. Obrigado.

    ResponderExcluir